Líder há mais de 15 anos no segmento de produtos naturais e a maior empresa da região norte do Paraná no segmento de produtos naturais, a Nutribom Alimentos se destaca pela grande variedade de produtos, preço justo e qualidade.
Mas toda empresa de sucesso precisa evoluir, e neste mês de novembro ocorreu a inauguração de uma nova loja, com um espaço 5 vezes maior. Além desse crescimento físico, também está em expansão os números de funcionários, produtos e, consequentemente, problemas, que acabam tornando a gestão mais complexa e lenta.
Na parte operacional, muitas das atividades ainda são manuais, dificultando os processos. Havia falhas na gestão de compras, de pessoas e no controle de vários estoques, que eram separados fisicamente, inclusive em outros endereços. Todo esse cenário trazia problemáticas que ocorriam desde a compra mal planejada, logística de armazenamento e preparação na área de venda.
O crescimento demonstrou outro ponto crucial a ser trabalhado: as operações financeiras da empresa se multiplicaram, gerando uma dinâmica intensa que não permitia análise de resultado.
Na área de recursos humanos, faltava uma hierarquia clara para determinar funções e obrigações, gerando problemas operacionais.
SOLUÇÃO
A primeira solução proposta pela KSC Brasil Technologies foi enviar um de seus consultores para analisar a situação de perto e desenvolver o Upgrade Empresarial. Com uma visão mais clara dos problemas foi possível identificar as falhas operacionais e definir novos processos.
A nível de operacionalização e coleta de dados estatísticos iniciou-se implantação do sistema de gestão ERP, o Dínamo ERP, buscando automatizar alguns processos e facilitar as operações do dia a dia, com informações rápidas e precisas. A implantação foi feita inicialmente em dois setores em especifico: Financeiro e Estoque. Uma próxima etapa será realizada para implantar em outros setores. A previsão de retorno do investimento dessa implantação é de três meses.
Outra tarefa executada foi realizar a gestão de pessoas, dividida em duas partes. A primeira foi analisar e identificar pessoas com perfil de liderança e redefinir os processos realizados de acordo com cada função. Na segunda parte, com autorização e apoio da diretoria, foi criado um organograma para direcionar cada colaborador à sua nova função dentro da empresa. Duas colaboradoras foram promovidas a funções de líderes de setores e novos processos foram implementados dentro da cultura organizacional.
Na área de marketing foram discutidas novas estratégias e passado um plano diretor. A nível sistêmico, será realizada a integração entre os softwares de frente de caixas e o ERP, gerando dados estatístico de BI e automatizando a baixa de estoque. Na gestão comercial iniciou-se um estudo de uma loja virtual para suprir a demanda dos clientes.
Atuando simultaneamente em mais de uma área, o serviço de Upgrade Empresarial permite resolver vários problemas, melhorar o planejamento estratégico e ampliar os resultados com o apoio do mesmo fornecedor. Isso garante uma sintonia prefeita e evolui para uma relação de parceria onde todos ganham.