Linea Verde melhora performance no setor de produção com módulo de PCP

Linea Verde melhora performance no setor de produção com módulo de PCP

A imersão realizada pela KSC Brasil no setor comercial permitiu a criação de índices de dentro do ERP para monitorar o desempenho do setor. Com a geração de dados estatísticos e a partir de alguns índices, pode-se identificar os pontos que serão ampliados e os que devem ser melhorados.

Uma das estratégias é trabalhar com ferramentas de BI na tendência de compra dos clientes da empresa, com o objetivo de antecipar a necessidade dos pedidos. Essa estratégia foi definida a partir de 2 pontos cruciais: o primeiro era que a análise da taxa de conversão dos produtos pelo setor comercial estava totalmente errada, e o outro, que já era de conhecimento de todos, era que a demanda de vendas é maior que a capacidade produtiva. Isso gerava uma visão distorcida dos números da taxa de conversão e uma ilusão de que a solução viável seria exclusivamente investir no aumento da produção. Desta forma, a produção sempre corria atrás do prejuízo trabalhando em cima de uma projeção de médio prazo, onde mesmo aumentando a capacidade de produção esbarrava em outros fatores, como o potencial de armazenamento.

O processo da KSC Brasil permitiu mudar o foco da produção. Trabalhando com uma previsão mais curta e utilizando a tendência de compras dos clientes foi possível direcionar melhor a produção para trabalhar com uma programação de curto prazo. Isso elimina o problema de falta de espaço em estoque e melhora a taxa de conversão por falta de produtos.

Aproveitando o esforço, foi desenvolvido um módulo de PCP onde o ponto de partida são as projeções das tendências de compras. Automatizamos as transferências entre o estoque de produção e o estoque de vendas, criamos um workflow da transferência física dos produtos e temporizamos os índices da produção. O que levava um tempo significativo diário do gerente de produção em análises e procedimentos de transferências entre estoques, agora se limita a poucos cliques e uma base de conhecimento mais direcionada. Esse processo ainda automatizou tarefas de 3 departamentos gerando dados estatísticos, otimizando tempo e principalmente melhorando a produtividade.