Não combata os sintomas

KSC Brasil auxilia setor comercial da Linea Verde Alimentos
9 de agosto de 2017
Linea Verde melhora performance no setor de produção com módulo de PCP
29 de agosto de 2017
Show all

Não combata os sintomas

Tax inspector investigating financial documents through magnifying glass forensic accounting or financial forensics inspecting offshore company financial papers documents and reports.

Amigos,

Sempre notei que a maioria dos gestores tem dificuldade em resolver problemas de gestão por focarem na solução errada. Eles combatem os sintomas mas nunca a causa. Estou tão ciente disso que chego a afirmar que mais de 80% dos problemas de gestão nas empresas são sintomas de falhas processuais não identificadas. Essas falhas processuais são como uma doença, apresentando sintomas crônicos nos demais processos da empresa. A grande sacada é buscar a causa do sintoma ou seja, a “doença”, e saná-la. O que estou expondo é algo tão óbvio que qualquer estagiário de administração sabe e concorda com isso. Então por que isso não é feito? Por um simples motivo: “Quem trabalha não tem tempo para ganhar dinheiro”. Essa frase parece contraditória, mas não é. O que eu quero dizer é que existem gestores que se focam em tarefas operacionais, não encontrando tempo ou condições de trabalhar gerencialmente na empresa. Sendo assim, não conseguem analisar os problemas de um prisma gerencial e identificar as causas das falhas.

É possível com algumas perguntas básicas identificar as causas das falhas, analisando sempre sob a ótica de um fluxo de informações que trafega na empresa, seja essa informação de origem digital, física ou processual:

  1. O problema deriva de uma informação errônea proveniente de outra área, processo ou departamento?
  2. O problema deriva da falta de informação proveniente de outra área, processo ou departamento?
  3. O problema deriva de uma má compreensão da informação proveniente de outra área, processo ou departamento?

Fazendo a análise no sentido inverso ao fluxo da informação que corre na empresa e aplicando essas perguntas chaves, é bem possível ter um direcionamento da origem do problema. Notem que eu sempre coloco a informação como fator a ser analisado. Toda informação é subjetiva e depende muito do colaborador que irá fazer a análise. Empresas que possuem um baixo índice de capacitação profissional deverão ter em contra partida processos mais automatizados de forma a suprir essa carência. No lado oposto as empresas com maior capacitação profissional, tem a tendência de ter mais riscos em relação à interpretação das informações, caso o nível dos colabores envolvidos no fluxo da informação não esteja nivelado.

O fluxo de informação dentro de uma empresa não é constante  muda de acordo com a evolução de seus processos internos. Por isso métodos de controle de qualidade como a ISO tendem a normatizar esses processos a fim de diminuir as falhas no fluxo.

Não é recomendado deixar de evoluir para não ter problemas. As empresas que conhecem melhor suas informações tem mais chance de trabalhar os pontos positivos e negativos, e com isso se destacar em seu ramo de atuação.